terça-feira, 12 de junho de 2012

P.P. versus R.P?

Publicidade e Propaganda são atividades da comunicação responsáveis por difundir publicamente ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Mesmo havendo a própria diferenciação entre ambas, por seu cunho mais ou menos comercial, na situação moderna da comunicação é impossível vê-las, qualquer que seja, como adversárias das Relações Públicas.
É fato que, tratando de marcas especificamente, tanto propaganda quanto publicidade tem tido hoje seu caráter institucional como maior estratégia. Empresas como Coca-Cola ou Heineken, por exemplo, utilizam-se demasiadamente de campanhas publicitárias com fortes fatores psicológicos com o intuito de aproximar-se da audiência, fortalecendo sua imagem, vendendo assim seu produto.
Uma campanha recente que ilustra bem esse ponto de vista é a do vídeo abaixo, do lançamento do canal de televisão TNT, na Bélgica, que aproximou o público de sua identidade, atingindo o objetivo de gerar visibilidade, conquistando novas audiências no país onde estava estreando e no resto do mundo, pois foi recorde de visibilização em Abril, mês em que foi lançado!


Após assistí-lo, cabe refletir: num cenário em que a palavra de ordem é convergência, não é possível que as diversas áreas da comunicação (e o marketing!) não converjam também, trabalhando, se não juntas, como complemento umas das outras. Você divide este ponto de vista?


Contribuíram a esta postagem Karina e Monique.

sábado, 9 de junho de 2012




                                Mobilidade digital e o sistema educacional
A internet não possui mais barreiras no que diz respeito a conectividade e capilaridade, pois através dos dispositivos móveis como smartphones, tablets,palmtops,netbooks e notebooks em conjunto com as multiredes como Wi-Fi e wireless, em qualquer lugar é possível estar conectado com a rede , as ferramentas e tudo que é oferecido neste campo digital.
A mobilidade e a internet tiraram das salas de aula a concentração do saber e a colocou ao alcance de todos, atualmente qualquer tema pode ser pesquisado e aprendido através de vídeos e tutoriais na internet. Todo tempo lemos telas como TV, celulares, ipads,notebooks, sendo bombardeados por informações.
Porque não utilizar essas ferramentas como ponto útil para o aprendizado nos institutos de ensino?Algumas escolas já estão aderindo a novidade, ofertando aos seus alunos conteúdo digital e o uso de dispositivos móveis em sala de aula, tornando-as mais dinâmica, interativa e com maior grau de aprendizado e memorização de novos temas.
A nova geração nasceu na era tecnológica e possui esses dispositivos e ferramentas como agentes facilitadores de seu cotidiano. Os professores se adaptarem a mobilidade digital seria o caminho para autonomia e construção do aprendizado para os alunos. São as novas alternativas que trarão uma educação de qualidade para o Brasil